Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > EAD > UAB

UAB

por Wellison Souza publicado 12/05/2017 09h58, última modificação 07/06/2017 14h41

A UAB, instituída pelo Decreto nº. 5.800, de junho de 2006, resulta da articulação e integração de Instituições Públicas de Ensino Superior, Municípios e Estados, visando a democratização, a expansão e a interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Universidade Aberta do Brasil é o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais levarão ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a procura.

A UAB não é uma nova instituição educacional, ela não terá uma sede ou um endereço. O nome faz referência ao projeto criado pelo MEC para articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. UAB é, portanto, a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que será formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de pólos municipais de apoio presencial.

A oferta de Cursos a distância vinculados ao Sistema UAB se dá com base em convênio firmado entre o MEC, o Município pólo e a Instituição Federal de Ensino Superior. Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecerão cursos superiores na modalidade de educação a distância, para atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial.

O vestibular realizado objetivando o preenchimento das vagas relativas ao Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria a distância para Maragogi-Al foi executado a partir do Convênio nº. 007/2007 que entre si celebraram a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL), para os fins que especifica, enquanto que o Exame de Seleção para o Pólo de Mata de São João-BA, foi executado exclusivamente pelo CEFET-AL, através da Comissão Permanente de Exame de Seleção (COPES), conforme Edital nº. 05, de 14 de junho de 2007, retificado no D.O.U. de 8 de agosto de 2007 (Seção 3, 20p.).

Organograma UAB - IFAL - Clique aqui para visualizar