Você está aqui: Página Inicial > Aluno > Programas > Pronatec

Pronatec

por admin publicado 18/01/2013 10h50, última modificação 13/05/2015 16h02

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, por meio de diferentes ações.

Dentre estas, destaca-se a Bolsa-Formação, que amplia a oferta da Educação Profissional mediante a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador:

Bolsa-Formação Estudante: oferece cursos técnicos com a partir de 800 horas, destinados a alunos das redes públicas de ensino médio.

Bolsa-Formação Trabalhador: prevê a oferta de cursos de qualificação, pelo IFRS (parceiro ofertante) a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Conforme o público a ser atendido, há modalidades e parceiros demandantes diferenciados, que entre outras atribuições, selecionam os alunos:

  • Inclusão Produtiva, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): podem participar dessa modalidade beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.
  • Jovem Trabalhador, Secretarias Estaduais de Educação: estudantes matriculados nos 2º e 3º anos das redes públicas de Ensino Médio, preferencialmente aqueles em vulnerabilidade social, serão beneficiados pela modalidade Bolsa–Formação Trabalhador por meio de órgãos de gestão regional e das escolas estaduais. Para essa modalidade, os interessados devem procurar mais informações na Secretaria Estadual de Educação e/ou nas escolas estaduais.
  • Soldado Cidadão, Ministério da Defesa (MD): praças e outros militares próximos de ser dispensados do serviço militar estão aptos a participar do Bolsa–Formação Trabalhador por intermédio dos comandos das Forças Armadas.
  • Pronatec na Copa (Bem Receber Copa), Ministério do Turismo (MTur):qualificar profissionais da área de turismo e hospitalidade que atuam nos diversos segmentos do setor.
  • Seguro Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): o MTE será parceiro demandante na Bolsa–Formação Trabalhador e ainda em 2012 oferecerá vagas para os beneficiários do Seguro Desemprego por intermédio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Nesse caso, os beneficiários serão trabalhadores que estejam solicitando o Seguro Desemprego. Para aqueles que solicitam o benefício pela segunda vez ou mais, fazer a matrícula em um dos cursos do Bolsa–Formação Trabalhador poderá ser obrigatório

Veja a apresentação do Pronatec clicando aqui.